Imersas em tecnologia desde cedo, as crianças da Geração Alpha estão destinadas a ser a geração mais educada e tecnologicamente avançada até agora. No entanto, a sustentabilidade e a consciência ambiental são desafios globais que impactarão profundamente suas vidas.
Para a Geração Alpha, a sustentabilidade não é apenas uma escolha, mas uma necessidade, dada a crescente gravidade das mudanças climáticas e degradação ambiental.
Quem é a Geração Alpha?
A Geração Alpha, que inclui crianças que começaram a nascer em 2010, sucede a Geração Z e poderá alcançar até 2 bilhões de pessoas até 2025.
Seu nome, Alpha, remete não um retorno ao antigo, mas o início de algo novo.
Conhecida como nativa digital, esta geração está imersa na tecnologia desde cedo e possui uma proficiência tecnológica incomparável em comparação com gerações anteriores.
Eles também serão a primeira geração a nunca saber um momento sem mídias sociais.
Geração Alpha e a consciência sócio-ambiental
Pesquisas indicam que a Geração Alpha mostra uma forte inclinação para a sustentabilidade.
Um estudo dos EUA descobriu que essas crianças, que vêm de origens raciais e étnicas mais diversas do que nunca, se preocupam profundamente com questões sociais — mais do que seus pais millennials ou avós Baby Boomers.
A mudança climática, algo que as crianças Alpha herdaram, será um grande foco para eles: 95% disseram que se sentem fortemente em proteger o planeta.
Além disso, essas crianças se preocupam com questões como a segurança nas escolas, a garantia de alimento suficiente para todos e o tratamento igualitário de meninos e meninas.
Alimentação e Sustentabilidade
Fornecer alimentos saudáveis à nossa crescente população global é um dos maiores desafios de nossos tempos modernos, de acordo com o Centro de Resiliência de Estocolmo.
Os sistemas atuais de produção de alimentos representam uma ameaça ao nosso clima, exigindo a busca por soluções sustentáveis. Coautor do estudo, o professor Johan Rockström destaca:
“A produção global de alimentos ameaça a estabilidade climática e a resiliência dos ecossistemas, constitui o maior impulsionador individual da degradação ambiental e da transgressão das fronteiras planetárias. No conjunto, o resultado é desastroso.”
A construção de algo novo é necessária para enfrentar as demandas futuras, implicando inclusive em mudanças na escolha de dietas que deverão ser feitas. Rockström completa:
“É urgentemente necessária uma transformação radical do sistema alimentar global.”
Um aspecto notável das tendências alimentares da Geração Alpha é a crescente adoção do vegetarianismo e do veganismo. Pesquisas mostram que as crianças da Geração Alpha estão optando cada vez mais por dietas baseadas em plantas, influenciadas pela consciência ambiental, bem-estar animal e pelo desejo de reduzir seu impacto no planeta.
O Potencial da Geração Alpha
A Geração Alpha está posicionada para liderar um movimento global em direção a um futuro mais sustentável.
Com sua proficiência tecnológica, diversidade cultural e forte senso de responsabilidade social, eles têm o potencial de implementar mudanças significativas que beneficiarão tanto o planeta quanto as gerações futuras.
Contudo, é fundamental nutrir e orientar esse potencial desde cedo, preparando essas crianças para enfrentar os desafios futuros com consciência e ação sustentável.